domingo, 20 de dezembro de 2015

Roadtrip no Velho Oeste: Arches


Em nossas pesquisas o Arches National Park era o parque de Utah com relatos mais entusiasmados. E era também o que parecia ser mais exótico. Estávamos animados. O grande destaque ali é a quantidade de formações rochosas em forma de arcos com os mais variados tamanhos.

Entramos no Arches após pagarmos a taxa de visitação (US$10,00 por carro) e recebermos o tradicional mapinha mostrando todas as atrações. O parque é gigante! São mais de 35 km de asfalto e diversas opções de pontos de parada e trilhas. Nesse dia havia muita gente e o calor castigava.

Antes de começarmos a falar das atrações queríamos destacar a fantástica estrutura do parque para viajantes em motor homes. Há espaços reservados para estacionamento e camping com banheiros e água potável; tudo organizadinho e funcionando perfeitamente. Não à toa vimos dezenas desses trailers nos parques e nas estradas de Utah. Despertou a nossa vontade de realizarmos uma viagem assim. Quem sabe para o Canadá, Austrália ou em uma próxima ida ao EUA.


Fizemos algumas paradas na estrada que corta o parque até chegarmos no início do Windows Loop. A trilha circular de 1,6 km (45 min) leva a Turret Arch, North Window e South Window. Fizemos o percurso sem pressa e tiramos bastante fotos dos arcos naturais que são enormes.  

Chegar no Double Arch foi fácil. Foram 0,8 km (20 min) de caminhada em um terreno plano. De novo, uma formação rochosa surpreendente e imperdível!

A ideia inicial era fazer todo o percurso de 11,6 km (4h) da trilha Devils Garden, mas era por volta de 14h e o sol estava escaldante. Preferimos fazer apenas parte dela e parar no Landscape Arch que é lindo. Vimos algumas pessoas desistindo no meio do caminho de completar o loop.

No final do dia, já com o clima bem mais ameno, iniciamos a subida da trilha de 4,8 km (2,5h) para vermos o Delicate Arch de perto. O arco é o mais famoso do parque e também o que mais impressiona. A forma e as cores são bem diferentes de todos os outros arcos. Valeu cada gota de suor. Nos juntamos a várias pessoas que esperavam pelo pôr do sol lá em cima e curtimos os últimos momentos do dia que foi maravilhoso. Retornamos com a lua cheia iluminando o caminho. *Há 2 trilhas curtas para ver o Delicate de longe, mas que, na nossa opinião, são perda de tempo. Não dá para ter nem um gostinho da sua beleza. O ideal é fazer a caminhada completa até a base do arco; no início da manhã ou no finzinho da tarde se o mês for julho, como era o nosso caso.  

OBS: Ao longo do dia comemos lanches e frutas que levamos para o parque e só fomos almoçar/jantar à noite, na cidade de Moab.

Balanced Rock
Balanced Rock
North Window
North Window
North Window
South Window
South Window
South Window
North & South Window
Turret Arch
Double Arch
Double Arch
Início da trilha Devils Garden
Tunnel Arch
Pine Tree Arch
Landscape Arch
Início da trilha para o Delicate Arch
Quase chegando no Delicate Arch
Delicate Arch
Delicate Arch
Delicate Arch
Esperando o pôr do sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário