terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Roadtrip no Velho Oeste: Zion


Nossa roadtrip pelo Estados Unidos começou com um roteiro circular pelo Velho Oeste. Alugamos o carro no aeroporto de Las Vegas, passamos pelos 3 principais parques nacionais de Utah, visitamos 2 parques sob administração dos índios navajo, atravessamos o Arizona para explorar o Grand Canyon e retornamos a Las Vegas em Nevada. 


O Zion National Park, primeiro parque do roteiro, fica localizado no sudoeste de Utah, a uma distância de 163 milhas de Las Vegas e 307 milhas de Salt Lake City, capital do estado. Chegamos na portaria principal do parque (entrada sul) dirigindo desde o aeroporto de Vegas por uma estrada de dar inveja a qualquer outra no Brasil. Tá, não precisa nem dizer que todas as estradas que rodamos no EUA são mais bem cuidadas e sinalizadas que as daqui. Prometemos que não vamos mais falar sobre isso.

O Zion é o mais famoso dos parques de Utah, mas o menos interessante dos 3 que visitamos. Se tivéssemos dedicado mais tempo e explorado-o melhor talvez nossa impressão fosse outra. Estávamos cansados da viagem desde o Brasil e resolvemos não fazer trilhas longas. Aproveitamos apenas o visual dos mirantes que serviram como aperitivo para os próximos parques que iríamos visitar.

Como em todos os outros parques nacionais americanos que visitamos o valor da entrada cobrado não é por pessoa, mas sim por veículo e vale por uma semana. Pagamos o valor de US$25,00 e recebemos o mapinha com todos os pontos de parada e trilhas. 

*Nos outros parques também haviam mapas seguindo o mesmo alto padrão. 

O parque estava cheio, mas conseguimos estacionar o carro nos pontos estratégicos sem dificuldades. Logo depois da entrada paramos em um recuo onde ficamos bastante tempo contemplando os paredões de rocha com suas variações de cores impressionantes.

Para conhecer a estrada Zion Canyon Scenic Drive que estava fechada para carros tivemos que pegar um ônibus interno do parque e ir parando nos pontos que nos interessavam. No final dessa estrada inicia-se a trilha para o “The Narrows” que dizem ser o local mais bonito do Zion.

Novamente de carro, dirigimos no sentido da portaria leste na parte alta do parque. Atravessamos um longo túnel com janelas que permitiam ter um gostinho do visual dos desfiladeiros. Quanto mais subíamos melhores eram as vistas. A visita ao Zion já valeria a pena somente por este trecho final do percurso. Já passava de 20h e começava a escurecer. Era hora de descansar porque o dia seguinte prometia. Saímos do Zion e fomos em direção ao nosso hotel na cidade de Hatch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário