sexta-feira, 17 de junho de 2016

1 semana em NY (dia 5): Chelsea Market, High Line, Eataly, Empire State Building, Blue Note


Concorrendo ao dia mais agradável da trip pelos EUA e no topo do roteiro por Nova York, o 5º dia foi dedicado a uma caminhada sem compromisso pelos bairros mais gostosos da cidade.
 
O ponto de partida foi o Chelsea Market para tomarmos café da manhã e ficarmos zanzando pelas lojinhas. Pense em uma galeria com padarias e cafés que lembram os de Paris, mercados que vendem comidinhas (desde temperos a pratos elaborados com lagosta) e lojas com artigos super úteis para a casa. Se esse lugar está localizado na região turística da maior metrópole dos EUA, tudo fica ainda mais interessante. Por tudo isso que conhecer o Chelsea Market é uma experiência imperdível.


E depois de conhecer a galeria, o que fazer? Alguém teve a genial ideia de transformar uma linha de trem elevada e desativada em uma área verde aberta ao público. Parece estranho imaginar isso, mas o High Line Park é um dos locais mais bacanas de Manhattan. Ele começa perto do Chelsea Market e percorre 18 quadras de Meatpacking District e Chelsea – bairros que na teoria têm menos atrativos turísticos, mas que na prática oferecem mais momentos gratificantes. 


Ficamos batendo perna e passamos por lugares famosos como o Flatiron Building, a Herald Square e o Madison Square Garden – palco de grandes eventos de música e esportes.

Não era um dia dedicado a compras, mas 2 lojas nos fizeram desviar o foco. Primeiro, a B&H Photo Video, especializada em equipamentos e acessórios de som, foto e vídeo. A loja é tão grande e tem tantas opções que é impossível ir embora sem encontrar o que se está procurando. Foi ótimo para comprarmos alguns acessórios para a nossa câmera. A outra loja é a Macy’s que é simplesmente considerada a maior do mundo. São 11 andares para deixar qualquer brasileiro maluco. E Macy’s é Macy’s né! Dá para encontrar pechinchas até em Nova York. :)


Chegamos finalmente na interseção da 23rd St com a 5ª Avenida. Não, não é endereço de nenhum highlight, mas é onde fica a sensação do momento da cidade. O Eataly é uma rede italiana que é uma espécie de mercado gastronômico onde é possível comprar os mais variados tipos de produtos trazidos diretamente do país da bota ou produzidos conforme suas tradições; e se deliciar em um dos restaurantes especializados em pizzas/massas, peixes, carnes e comida vegana. Um bar com frios, cervejas e vinhos especiais completa o cardápio de opções. Tudo com cheiros e texturas de fazer a gente babar. Foi difícil escolher, mas optamos em almoçar no núcleo de massas. Para fechar com chave de ouro, seguimos para o Nutella Bar e tomamos um sorvete com cobertura de creme de avelã. Impossível não se encantar!


Para quem curte blues e jazz, conhecer uma das casas de show do gênero nos EUA é obrigatório. Apesar de inesquecível, o show do 2º dia no B.B. King Blues Club não foi bem aquele típico de raiz. Faltava uma experiência mais no estilo americano. Por isso, fomos assistir uma sessão de jazz no histórico Blue Note. Ambiente apertadinho, banda de veteranos, piano, sax, trompetes... tudo do jeito que esperávamos e já tínhamos visto em alguns filmes de Hollywood. Noite agradabilíssima!


Já tínhamos visto Nova York do alto e sabíamos que a vista do Top of the Rock era imbatível, mas o Empire State Building é um ícone dos EUA e não subir os seus 102 andares em uma primeira visita à cidade soava como heresia. Além disso, a experiência estava incluída no New York City Pass que havíamos comprado. Mas aí pensamos: “Já contemplamos o skyline de Manhattan de dia com direito a pôr do sol. A vista com todos os prédios iluminados à noite também deve ser fantástica. O céu neste final de noite está lindo, o observatório do Empire State fica aberto até 02h00 (isso mesmo, 2 horas da manhã) e não estamos cansados”. Foi aí que decidimos subir o Empire State Building por volta de meia noite. E não é que quando chegamos lá, havia uma filinha para subir. Lá em cima a conclusão foi que os arranha-céus da cidade ficam ainda mais bonitos iluminados e a vista não deixa de ser sensacional, mas o Top of the Rock permite um visual mais completo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário