quinta-feira, 2 de junho de 2016

Um roteiro por San Francisco


Apesar de não ser a capital, San Francisco é a cidade mais famosa da Califórnia. E também a mais cativante, na nossa opinião. Os 4 dias que passamos por lá poderiam muito bem ser extendidos para 1 semana ou uma vida inteira. Adoramos tudo: as vistas da emblemática Golden Gate Bridge, o clima alegre e despojado de cidade litorânea, os cruzamentos sem necessidade de sinal de trânsito, a educação e cordialidade dos locais, a comida saborosa, a proximidade com outros destinos encantadores do estado... Tem cidade grande no EUA mais agradável que essa?

Como nem tudo é perfeito, San Francisco tem um defeitinho: a grande quantidade de ladeiras. Algumas são tão íngremes que fica até difícil caminhar por algumas áreas. Não que seja um problema tão grave e o simpático sistema de bondinhos não consiga resolver. Aliás, andar tanto nos bondes elétricos quanto nos bondes tradicionais já rende momentos legais. Os elétricos são modernos e servem boa parte da cidade. Já os bondes antigos são essencialmente turísticos e custam caro (US$7,00 por trecho), mas são um charme. A linha Powell-Hyde liga a área da Union Square a Fisherman’s Wharf e passa por alguns pontos turísticos além de propiciar bonitas vistas e cortar a curiosa Chinatown. Foi uma boa maneira de fazer uma primeira descoberta da cidade.


Fisherman’s Wharf

É a área mais turística de San Francisco. Repleta de lojinhas de souvenirs e restaurantes, os destaques são o ambiente descontraído, as vistas da baía e o Píer 39 que é uma graça e vive lotado. Neste píer estão o Hard Rock Café e o Bubba Gump, um restaurante especializado em camarões, que adoramos. Ali também reside uma colônia de leões marinhos que faz a alegria das famílias que visitam o píer. Infelizmente não conseguimos vê-los porque haviam migrado para outra área no período que estávamos na cidade.

Uma excelente pedida é experimentar o Clam Chowder. Considerado um clássico da cidade, o prato é uma sopa de mariscos. Nós seguimos a dica de alguns blogs e provamos essa maravilha no 2º andar da Boudin Bakery. Estava uma delícia!

Outro ponto de interesse é uma antiga fábrica de chocolates reformada, chamada Ghirardelli Square. Transformada em uma concorrida loja de sorvete e chocolate, não achamos nada excepcional.

Por todos esses motivos e pela maioria dos hotéis possuir estacionamento próprio, optamos pela região de Fisherman’s Wharf para passarmos 4 noites. A região é ideal para quem, como nós, está de carro alugado e não quer gastar o olho da cara com estacionamentos na Union Square (outra região queridinha dos turistas).

Encontrar um hotel com custo razoável não foi fácil. Os preços em toda a cidade são bastante inflacionados. O nosso escolhido foi o Town House Motel. Com diária de US$149,00 e todas as amenidades essenciais disponíveis, o hotel atendeu bem às nossas expectativas.


Lombard Street

Ainda na área de Fisherman’s Wharf, o trecho cheio de curvas íngremes da Lombard Street entre a Hyde Street e a Leavenworth Street merece destaque especial. A rua é conhecida como a mais sinuosa do mundo e atrai diversos turistas. A atração é tão disputada que conseguir uma foto com um ângulo favorável e sem alguém praticamente te empurrando não é tarefa fácil.

E não é que a rua rende um passeio bem legal...


Union Square

Conhecida como o centro financeiro de San Francisco, a região da Union Square é recheada de lojas de departamentos e outras boas opções de compras. Consumistas compulsivos brasileiros não podem deixar de visitar os 7 andares da gigantesca Macy’s. Para fechar com chave de ouro, a dica é comer na CheeseCake Factory, localizada no último andar da loja.

Na região estão concentrados também os arranha-céus que compõem o skyline da cidade.


Golden Gate Park

O maior parque urbano dos Estados Unidos tem ambiente bucólico e abriga jardins, conservatório de flores, museu e a Academia de Ciências da Califórnia. Atrações suficientes para render um belo dia de passeio.

A academia de ciências merece destaque especial por reunir museu de história natural, oceanário e planetário em um prédio super bem transado. Tem até uma enorme estufa que reproduz fielmente a floresta amazônica. Sozinha já valeria uma visita ao parque.



Alamo Square

O grande interesse nessa praça é o conjunto de 6 casinhas coloridas conhecidas como Painted Ladies. A sequência de casas vitorianas foi construída em 1895 e se tornou um dos cartões-postais da cidade. A ida até lá permite não só fotos bonitinhas, mas também momentos agradáveis de tranquilidade. Vimos dezenas de locais relaxando sentados no gramado da praça e aproveitamos para fazer o mesmo.


É claro que San Francisco ainda tem muito mais para oferecer aos turistas: uma linda catedral inspirada na Notre Dame de Paris (Grace Cathedral), mais parques, bairros descolados...

Outro passeio que deve ser fantástico, mas que por falta de planejamento não conseguimos fazer foi a visita à ilha de Alcatraz.

E olha que nem falamos aqui da fantástica Golden Gate Bridge. A grande protagonista da cidade merece um dia (e um post) inteiro dedicado só para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário