domingo, 3 de julho de 2016

Um pedacinho da Ásia na Serra Gaúcha


Não são atrações óbvias e alguns podem até torcer o nariz, mas a dobradinha templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling e restaurante Tashi Ling é o que há de mais diferente e inspirador na Serra Gaúcha. Pelo menos para este casal que é fascinado pela Ásia. Apesar de não estarem localizados exatamente em Gramado, mas sim na cidade de Três Coroas (distante 30 minutinhos de carro), a maioria dos visitantes vem mesmo da vizinha famosa.
 
Como o próprio site do templo explica, o “Khadro Ling é a sede do Chagdud Gonpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Uma comunidade de praticantes budistas mora no local e em suas terras fica o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina”.

O complexo de monumentos sagrados é um convite para revigorar as energias independe da religião/crença de cada um. Infelizmente a fotografia no templo principal é proibida. O interior é lindo e todo trabalhado (saudades da Tailândia e Laos). A localização no alto de uma colina contribui ainda mais para o cenário encantador.

Fotos valem mais que mil palavras...


O Espaço Tibet - Tashi Ling é o primeiro restaurante tibetano do Brasil e, apesar de estar localizado pertinho do Khadro Ling, não apresenta relação direta com o templo. É claro que curiosos que somos, tratamos de incluir também no nosso roteiro.

O local não é só um restaurante; oferece também uma experiência única de harmonia. Jardins zens, estátuas budistas e funcionários com trajes típicos engrandecem o ambiente. Voltando ao restaurante, o cardápio oferece alguns pratos mais abrasileirados e menos diferentes do que esperávamos. Escolhemos a sequência que nos pareceu mais exótica: momos tradicionais e flambados (trouxinhas tibetanas recheadas de carne, batata e legumes cozidas no vapor) de entrada e prato principal com pernil de cordeiro ao molho de cravo e anis acompanhado de batatas cozidas com ervas finas, cenoura caramelada e arroz branco flambado na manteiga com castanhas de caju picadas e gergelim preto. Na bebida, fomos de chá preto com gengibre (cortesia da casa). 

Estava tudo uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário