sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Férias 2014: Oriente Médio

 
Uma amiga viajou para o Oriente Médio no início desse ano e, antes de ir, nos pediu dicas para montar o roteiro. Fizemos uma viagem para a região em setembro de 2014 que englobou os 4 países de interesse dela: Egito, Jordânia, Israel e Turquia.
 
Cumprimos o nosso momento “agente de viagens” e à medida que íamos revendo as fotos e lembrando dos dias que passamos por lá, cresceu a vontade de publicar os detalhes dessa viagem aqui no blog (o que aliás já deveríamos ter feito há muito tempo 😉).
 
Definir os países da viagem foi fácil. Egito, Israel e Turquia exerciam fascínio desde sempre e estavam no topo da nossa listinha de desejos. Após algumas pesquisas vimos rapidamente que Petra também era visita obrigatória na região. A possibilidade de conhecer um pouquinho de uma cultura tão diferente e descobrir locais tão importantes para a história nos atraía demais. É claro que Egito e Israel causavam certo receio: o primeiro por conta de muitos relatos negativos em relação a segurança e o segundo pelos constantes conflitos internos. Resolvemos a visita ao Egito do jeito mais fácil, contratando um pacote local com guia. Já a ida para Israel foi confirmada apenas 1 mês antes da viagem após israelenses e palestinos assinarem um acordo de paz temporário.
 
Nosso “único trabalho” foi escolher as cidades e dividí-las nos 32 dias que tínhamos livres. Como sempre, tivemos que fazer algumas escolhas difíceis durante o planejamento, como cortar Tel Aviv do roteiro, mas no final conseguimos conhecer muita coisa de cada país.
 
Apenas como aperitivo para os próximos posts, a viagem foi perfeita: amamos o Egito (andamos pelo Cairo, vimos as pirâmides de perto, fizemos um cruzeiro pelo rio Nilo e conhecemos o mar Vermelho a partir de Sharm El Sheikh); descobrimos uma Jordânia encantadora (visitamos não só Petra, mas também a capital Amman, dormimos 1 noite no deserto de Wadi Rum e mergulhamos novamente no mar Vermelho); confirmamos toda a bela fama de Israel (incrível desde a cidade antiga de Jerusalém até lugares místicos como o Mar Morto e Belém no lado palestino) e fechamos a viagem com chave de ouro na Turquia (Istambul, Capadócia e Pamukkale vão ficar para sempre na memória).
 
E ao contrário do que muitos podem imaginar, a trip foi super tranquila e praticamente sem stress algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário