sábado, 18 de fevereiro de 2017

As Grandes Pirâmides do Egito

Nossa viagem pelo Oriente Médio começou pelo Egito. Estávamos apreensivos porque ao mesmo tempo que conhecer o país era um sonho antigo, alguns relatos de viagem na blogosfera não eram muito animadores: falta de segurança, trânsito caótico, assédio excessivo aos turistas e falta de educação dos homens com as mulheres eram as críticas mais comuns. Foi fácil perceber que o país, assim como a Índia, tem o estilo ame ou odeie.
 
Por conta dessas experiências ruins, optamos pela primeira vez por contratar um pacote com uma agência local (Holaegypt Tours). O pacote de 7 dias incluía 3 noites de hospedagem no Cairo com guia e motorista exclusivos, 3 noites em um cruzeiro pelo rio Nilo com passeios aos principais templos (incluindo ida a Abu Simbel), passagens aéreas Cairo/Aswan e Luxor/Sharm El Sheikh e transfers dos aeroportos, tudo por 1440,00 USD (2 pessoas). Ainda completaríamos a nossa trip pela terra dos faraós dormindo 3 noites em Sharm El Sheikh de frente para o paradisíaco mar Vermelho.
 
De fato, o Egito não é um país fácil. Com uma população predominantemente muçulmana (90%), o seu conservadorismo religioso proporciona um choque cultural dos grandes em nós brasileiros. Além disso, o país é extremamente pobre. As casas não têm reboco (muitas não têm nem telhado) e o lixo se amontoa nas ruas de forma impressionante. As críticas ao país têm bastante fundamento.
 
Mas aí, quando achamos que íamos nos decepcionar, logo na manhã do nosso primeiro dia no Cairo, fomos apresentados à única sobrevivente das sete maravilhas do mundo antigo.
 
Localizadas em uma área desértica a 18 km da capital, as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos (ou Pirâmides de Gizé) são o principal cartão-postal do país. Foram construídas a cerca de 4500 anos (!!!) para servirem de túmulos da família de faraós (Quéops era pai de Quéfren e avô de Miquerinos) e suas alturas variam de 66 a impressionantes 146 metros.
 
Completando o cenário místico, está a escultura mais conhecida do mundo: a Grande Esfinge. Construída com o corpo de um leão e uma cabeça humana, a estátua de 57 metros de comprimento e 20 metros de altura foi uma encomenda de Quéfren para ser o guardião do seu túmulo.
 
Precisa dizer que a experiência de estar ali foi inesquecível?
 
Depois de almoçarmos em um restaurante delicioso indicado pela nossa guia, seguimos para conhecer outros 2 sítios históricos: Sacara e Mênfis. O primeiro trata-se da antiga necrópole da cidade de Mênfis e abriga a pirâmide mais antiga do Egito. Em Mênfis restam poucos vestígios dos monumentos, dentre eles a esfinge de Alabastro e o magnífico colosso de Ramsés II. É tanta história que a nossa guia até se emocionava ao contar os detalhes.
 
Depois do choque inicial, já estávamos amando o país!
 
Pirâmide de Sacara
Colosso de Ramsés II
Esfinge de Alabastro
Estátua de Ramsés II
Sarcófago todo detalhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário